II Encontro Artístico Identidade Alagoana - Identidade Alagoana

II Encontro Artístico Identidade Alagoana



Dando seguimento a proposta de contribuir com a acessibilidade do público alagoano aos mais diversos trabalhos produzidos por nossos artistas, que realizamos no dia 17 de Julho de 2014, o II Encontro Artístico Identidade Alagoana, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, localizado na capital alagoana, no bairro do Farol. 
Com entrada gratuita, reunimos em uma única noite, vários elementos que representam a nossa rica cultura. Música, artesanato, poesia e exposições foram algumas das vertentes artísticas utilizadas para atrair o mais variado público, com o intuito de proporcionar um verdadeiro encontro entre os apreciadores das diversas formas de artes produzidas em nosso estado. 
A noite começou com a exposição “Gente Nossa: O Melhor da Tradição Junina”, que foi instalada no hall do Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Uma iniciativa e realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP no São João de Alagoas, em sua 4ª edição, tendo por objetivo valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais presentes no período junino. 
A exposição contava com telas dos artistas plásticos Lula Nogueira, Ricardo Nascimento, Tanya Maia de Pedrosa, Pedro Cabral, Persivaldo Figueirôa, Achiles Escobar e do seu discípulo Everton Prado. Possuía também trabalhos feitos com madeira dos artesãos Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa, e de André da Marinheira, filho do famoso artesão Manuel da Marinheira, de Boca da Mata.
De Limoeiro de Anadia vieram as esculturas de Jackson Lima, que parecem de ferro, mas que são feitas com material reciclado. E saído dos folhetos de cordel, a escultura do personagem “João Boneco”, do cordelista e artista plástico Cristiano Kriko.
Da Comunidade do Muquém, de União dos Palmares, as famosas “Cabeças”, de Dona Irinéia e seu esposo Antônio Nunes, e os utilitários de Dona Marinalva. Da cidade de Capela estavam expostos trabalhos dos discípulos de João das Alagoas: Nena, Adriana, Tita, Cláudio Henrique e João Carlos.
Também tivemos as apresentações musicais de Docho Manta, Felipe De Vas, Edu Silva, Mc Tribo, e uma participação mais que especial da banda Dona Maria. 

Uma linda noite em prol da valorização de nossa cultura!